NOTÍCIAS
 
 

GEIV realiza inspeção parcial de vôo
12/07/2016


Com o objetivo de homologar os equipamentos de navegação do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, oficiais do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) sobrevoaram e testaram com a aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) os equipamentos PAPI e NDB.

O processo é mais um passo para a homologação dos voos por instrumento no aeroporto. A inspeção desses equipamentos faz parte de uma das etapas para a homologação por instrumentos e os testes foram positivos, mas não significa a reta final, ainda, para a homologação. É preciso aguardar o relatório final para que se tenha as cartas aeronáuticas, explica o gerente de navegação da RDL Aeroportos, Pedro Luiz de Machado.

O NDB á a estação de navegação transmissora do Aeroporto e o PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) é um sistema de luzes, colocadas geralmente ao lado esquerdo da pista, que têm por objetivo informar os pilotos sobre a altitude correta em que se encontra o avião, quando este faz a aproximação final da pista, para aterrissar.

O equipamento é composto por quatro caixas, cada uma contendo um sistema óptico de luzes que alternam entre o branco e o vermelho. São visí­veis a 5 milhas (9,3km) durante o dia e a 20 milhas (37km) à noite.

Pedro ressalta que o processo está evoluindo, mas não se pode estipular datas justamente porque os órgãos federais incumbidos da homologação trabalham de forma independente.

O trabalho da RDL e do governo do Estado está sendo intenso para agilizar ao máximo a homologação por instrumentos, mas existem órgãos federais envolvidos que precisam cumprir todas as exigências e etapas necessárias para segurança da operação e dos usuários, afirma o gerente.

A operação com instrumentos no Aeroporto Regional Sul tem papel fundamental para reduzir a falta de operações no local em dias de clima ruim e também para facilitar os voos noturnos. Dessa forma, com o aeroporto devidamente homologado, a RDL Aeroportos tem mais poder de barganha com as companhias aéreas para a abertura de novos voos no local.

Atualmente, o aeroporto tem um voo diário SP/Jaguaruna/SP, que vem dando bons resultados, segundo divulgou a RDL recentemente.