A cidade Jaguaruna
A cidade conta com vários atrativos naturais, como os 37 quilometros de praias, a Laje da Jágua que é um parcel onde se formam ondas gigantes que atrai muitos surfistas praticantes de tow-in, a Laje é o motivo pelo qual existem mais de 70 navios encalhados na costa de Jaguaruna. Temos também várias lagoas e ainda 53 sítios arqueológicos. Seu nome vem da língua tupi-guarani e significa “onça preta”. Temos um lindo chuveirão com roda d'agua, onde antigamente gerava energia para a praia do arroio corrente, hoje funciona como atrativo turistico.
Encantos do Sul
Colonizada por açorianos, esta região mescla o turismo histórico de Laguna – terra de Anita Garibaldi, com as belas praias de Imbituba e Garopaba, conhecidas internacionalmente pela qualidade de suas ondas. Imbituba ainda oferece a observação de baleias que atrai milhares de turistas de todo o Brasil. Outra opção é visitar, em Criciúma, a única mina de carvão aberta a visitação no país ou se deliciar em estâncias hidrominerais de Gravatal que completam esse incrível roteiro de encantos.
ECOTURISMO E ESPORTES DE AVENTURA
Surfe
Laje da Jágua
Pico de surfe em alto mar, a 5 km da costa. As formações rochosas que afloram no local (Parcéis do Campo Bom), combinadas às condições de vento e maré, produzem ondas de até 9 m de altura. Os surfistas profissionais praticam o tow-in (surfe rebocado ou motorizado) no local.
Sandboard
Balneários Arroio Corrente e Camacho
O município de Jaguaruna tem mais de 15 km de dunas. As maiores estão no Balneário Arroio Corrente, com 60 m de altura. As do Camacho atingem 15 m.
TURISMO RELIGIOSO
Temos o Castelo Belvedere e a Colina Nossa Senhora aparecida, localizados em 13 De Maio, Via BR-101, ao chegar em Jaguaruna/SC, é só pegar a SC-441 em direção à Treze de Maio SC.
Celebrações Religiosas
Festa do Divino
A celebração religiosa é uma das tradições açorianas preservadas pelos jaguarunenses. Em junho, na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, Centro.
Festas Típicas
Festa da Tainha
Comemoração da safra da tainha que reúne pescadores e visitantes. Em julho, no Balneário Arroio Corrente.
Museus, Casas de Cultura, Memoriais e Monumentos
Museu Cidade de Jaguaruna
Preserva objetos e documentos dos sambaquis encontrados na região, além de coleções fotográficas sobre naufrágios na costa da cidade e sobre folclore e festividades religiosas. Há também no local uma exposição permanente sobre a cultura da região, com obras do tubaronense Willy Zumblick (1913-2008). O museu está instalado na antiga casa dos trabalhadores da ferrovia. Aberto de Segunda a sexta, 7h às 11h30 e 13h às 17h.
Rua Annes Gualberto, s/n, Centro.
Fone: (48) 3624-1238
PRAIA E NATUREZA
Cachoeiras, lagoas e outros recantos naturais
Dunas
A cidade tem 15 km de dunas. É o paraíso dos praticantes de sandboard. Das dunas mais altas, avistam-se o Farol de Santa Marta (Laguna) e os Parcéis do Campo Bom (Laje da Jágua), formações rochosas em alto-mar.
Praias
Balneários
O do Camacho destaca-se pela infraestrutura. Já Arroio Corrente é o mais central. O visitante ainda tem outros 8 belos balneários de águas límpidas para descobrir nos 37,5 km de litoral jaguarunense: Campo Bom, Cascata Vermelha, Dunas do Sul, Esplanada, Figueirinha, Nova Camboriú, Torneiro e Vila Paraíso.
Balneário Arroio Corrente e Chuveirão
A Lagoa Arroio Corrente e as enormes dunas de areia são as principais atrações naturais desse balneário. Pesca, esportes aquáticos e sandboard são favorecidos na região. Outra atração imperdível é o Chuveirão, que é abastecido pelas águas da lagoa e proporciona banhos semelhantes aos de uma cachoeira.
LAZER E ENTRETENIMENTO
Vida Noturna
Curta a noite nos bares de música ao vivo do movimentado Balneário Camacho,
Bangalo Gastro Pub, Costa Mar bar e retaurante, Parcéis do Campo Bom.
Fonte: http://turismo.sc.gov.br/